REVOLTA, de Raul Franco
(Banco de praça. Jovem entra em quadro e senta no banco e pega o seu MP4 para ouvir uma música. De repente, aproxima-se um sujeito, desarmado, porém, na hora de abordar o jovem, fala com aspereza)
Ladrão – Passa, passa o brinquedinho aí!!! (apontando para o MP4)
Jovem – (assustado) O que é isso?! Tu és ladrão?
Ladrão – Sou.
Jovem – (tranquilo) Ah, tá. Então, toma. (dá o seu MP4 para ele)
Ladrão - Valeu.
(O sujeito senta ao lado do jovem, colocando calmamente os fones do MP4 no ouvido. Toca o celular do jovem. Jovem atende)
Jovem – Oi? E aí, Azeitona, beleza? Ih, rapaz, não posso te emprestar o meu MP4. Um ladrão acabou de me roubar. Fazer o quê!? O cara tá trabalhando. Melhor do que ficar no coletivo, vendendo paçoca, bala juquinha e chocolate, acordando os passageiros que estão tirando uma soneca, não é? Peraí, depois eu te ligo. Tem uma nova ligação aqui. (Aperta no botão para ouvir a nova ligação) Alô? Mãe?! E aí, beleza? O quê? A senhora vai cortar a minha mesada esse mês porque eu tirei nota baixa? Tá de sacanagem!!! Pô, isso é absurdo! Tá bom, em casa a gente conversa, tchau. (desliga) Pô, fala sério!!! (toca cel) Alô? Fala, Toninho Bala, beleza? O quê? Não vai mais me vender maconha porque eu não paguei a da semana passada? Tá brincando?! Pô, meu irmão, eu vou pagar. É que a coisa tá complicada. Tá bom, você não quer conversa, né? Cê é que sabe. Tchau. (toca cel de novo) Alô... oi, meu amor, minha beleza. Cê ligou na melhor hora. O quê? Tá ligando porque quer terminar o namoro? E qual é o motivo? Porque eu tenho mau hálito. Não acredito. Tá bom!!! Adeus. (jovem desliga o celular e pega uma arma na mochila e aponta para o ladrão) Passa o meu MP4 de volta!!!
Ladrão – O que é isso, jovem? O ladrão aqui sou eu.
Jovem – Mas a sociedade me revoltou. Criou mais um sociopata. Passa, passa. Vamos.
(Ladrão entrega o MP4 pro Jovem que sai correndo)
Ladrão – Pô, fala sério! Vou ter que vender paçoca em ônibus.
Fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário